Pulsações
- VELEDA
- 14 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

O espetáculo PULSAÇÕES integra o projeto artístico e social Veleda-Mulheres e Monoparentalidade. Teve por base materiais dramatúrgicos e performativos de natureza biográfica levantados nos Laboratórios de Pesquisa Social e Artística (2019-2020) desenvolvidos com 33 mulheres e resulta de uma cocriação entre 10 participantes e uma equipa de profissionais das artes e da área social.
Nestes laboratórios, a prática artística desafiou o encontro entre diferentes mulheres em situação de monoparentalidade. O exercício da expressão e criatividade impeliu a uma prática da escuta, da atenção, da presença, do cuidado, da proximidade, consigo e com as outras, capaz de gerar empatia, partilha, energia e força comum.
Neste processo, entre “águas tranquilas e águas revoltas”*, foram surgindo histórias de vida marcadas com a etiqueta “FRÁGIL” ou “NÃO TOCAR". Algumas destas histórias são tão íntimas que viviam bem lá no fundo, escondidas, a pedir para não serem tocadas ao mesmo tempo que soltavam pequenas pontas, como se afinal quisessem vir à superfície. Outras, estavam bem ali, debaixo da almofada, sempre pulsantes, a não deixar dormir. E ainda aquelas que andam sempre a tiracolo porque são para todos os dias. A partilha destas histórias criou identificação e sentido de pertença, mas também angústia, constrangimento e desassossego. E talvez tenha sido sobretudo o incómodo a sedimentar a vontade e a coragem de levar estas histórias a mais pessoas através deste espetáculo, no qual elas já não pertencem à esfera do pessoal, mas são assumidas no seu todo como a dramaturgia de um coletivo.
PULSAÇÕES surge assim como um manifesto de desconfortos e inquietações que transportamos (e que tantas vezes relegámos), e do desejo de que estes possam vibrar para além de nós, possam “chegar a quem está desse lado” e “fazer isto mudar”*.
Ficha Artística e Técnica
Cocriação e interpretação: Alice Duarte, Cecília Zacarias, Elisabete Gonçalves, Hortense Trindade, Isabel Rocha, Laura Garcia, Rosa Figueira, Tânia Simões, Verónica Gonzalez, Zita Pires Direção Artística: Sílvia Pinto Ferreira Conceção Sonora: Defski Direção Técnica e Luz: Pedro Fonseca/coletivo, ac Movimento: Maria Belo Costa Consultoria Artística: Rui Sena Coordenação do Projeto: Marisa Marques Consultoria Social: Catarina Sales Sessões Direitos Laborais: Mónica Râmoa Comunicação: Beira Serra – Associação de desenvolvimento/Quarta Parede Fotografia: Bruna Kievel Captação e edição de vídeo: Luís Baptista Design Gráfico: Rui Gonçalves
*excerto do guião do espetáculo
Comments